Informação & Técnologia

WordPress ou Joomla qual CMS indicar pro seu Cliente?

WordPress ou Joomla qual CMS indicar pro seu Cliente?

06.05.2015.

Qual CMS indicar pro seu Cliente?

Bom eu tenho alguns parceiros com quem divido alguns trabalhos e recentemente entrei em um dilema, pois alguns dos meus parceiros tem preferência pelo uso do wordpress e outros pelo uso do joomla, eu tenho uma graaaande queda para o wordpress. Pois na minha opinião ele é mais simples e fácil de utilizar, tem uma variedade muito maior de plugins, enfim eu poderia dizer N vantagens aqui, mas isso não seria justo dada a minha preferência.

Que CMS é melhor?

Na hora de escolher o cms, você deve levar em consideração alguns pontos na hora do levantamento de requisitos:

Seu cliente precisa ou vai precisar de um BLOG?

Por que essa pergunta? Simples se ele for precisar de um blog o wordpress sai na frente pois é uma excelente ferramenta para tal funcionalidade, além de ter uma curva de aprendizado menor que no joomla.

No Joomla é possível criar um blog com os recursos dele, mas é extremamente complexo, outra alternativa é o plugin WordPress Blog for Joomla que cria uma instalação(integração) entre o wordpress e o joomla.

O site do seu cliente é simples e institucional?

Se for um site simples e institucional eu recomendo o uso do Joomla, pois para a criação de páginas é de uso mais fácil, pois por sua flexibilidade e possibilidade de extensões, é ideal para esses propósitos devido os templates disponíveis gratuitamente no mercado, só não recomento o uso do joomla para sites com funcionalidades mais complexas, pois se você desenvolvedor não tem muita familiaridade com a estrutura de diretórios do joomla e dependendo do template, pode ficar um tanto quanto perdido na hora de dar manutenção por seu cliente.

Já o WordPress serve também para sites simples, mas o que impacta um pouco é o template a ser utilizado, pois se o template for simples o site fica digamos “sem graça”.

A pessoa que vai alimentar o site é espertinha ou tem dificuldades?

Essa é uma questão muito importante, pois criar uma página ou um post no wordpress é muito mais simples do que no joomla, o wordpress tem recursos para ao criar uma nova página já adicioná-la automaticamente ao menu, o que facilita e muito a vida do usuário mais leigo.

Já no joomla é preciso um pouco mais de conhecimento para adicionar um menu e vinculá-lo a um artigo.

Se seu cliente for meio “devagar” com tecnologia eu aconselho o wordpress.

 

Feitas essas perguntas leve em consideração o seguinte, em termos de SEO o wordpress largou beeemmm na frente do Joomla, pois a customização de urls amigáveis é bem mais simples no wordpress, além de uma gama enorme de plugins e temas gratuitos.

Quanto ao Jommla a grande vantagem é que seus templates pagos geralmente são mais interessantes e a comunidade de suporte do joomla é realmente muito maior.

A minha Conclusão é a seguinte:

Se você pretende fazer ou entregar um projeto rápido e sem muito esforço o indicado é o wordpress, pois na sua simplicidade ele tem uma plataforma de fácil usabilidade e é mais indicado para: sites simples de negócio que você mesmo pode fazer (com muitos temas para escolher), blogs e sites de conteúdo orientado. Assim como para E-commerce que precise de um blog junto e algumas opções de extensões disponíveis para Woocommerce ou outros plugins.
Agora se você prescisa de sites rápidos com funcionalidades mais complexas (mas não ao extremo) ou para sites de E-commerce que não precisem de um blog junto e que adotem algum dos plugins disponíveis para Virtuemart, o joomla é perfeito.

 

Author:

Analista Programador Web, bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Guarulhos.

Categorias
Que tal um café?
Siga-me
Parceiros
LinkLog
 
Acontece Por Aí